Manual do ImobNuvem


Seja bem vindo a documentação do sistema imobiliário ImobNuvem. Este manual possui as principais funcionalidades do Sistema de gestão imobiliária ImobNuvem.


Como acessar o ImobNuvem

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No Mozilla Firefox

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Para acessar o ImobNuvem, basta utilizar sua chave, usuário e senha que são enviados no seu email assim que se efetua o cadastro.

login


Pré-cadastro de clientes

Clique em Cadastro > Pré Cadastro de Clientes

O pré-cadastro consiste no cadastro rápido de potenciais clientes que estão interessados em um determinado tipo de imóvel.
Clique em Dados para inserir os dados pessoais do cliente.

Em Perfil, cadastre o perfil do imóvel desejado. Selecione o tipo de imóvel e em seguida o interesse, faixa de valor, mínimo de dormitórios e de garagens.

O sistema realizará automaticamente uma busca dos imóveis cadastrados que se encaixam nesse perfil do cliente.

Cadastro de Clientes

Clique em Cadastro > Novo Cliente

Para cadastrar um novo cliente, o primeiro passo é definir o tipo de cliente. Basta selecionar uma das opções: Comprador/locatário, Proprietário, Fiador.


O cadastro de cliente inclui os dados pessoais, endereço, cônjuge, contatos e outros detalhes do seu cliente.

Atenção para os campos CPF e CNPJ que aceitam somente números válidos, ou seja, se for digitado um número inexistente o sistema não permitirá a continuação do preenchimento. Se já existir um CPF ou CNPJ cadastrado, o sistema emitirá uma mensagem para evitar o cadastro duplicado. Esses campos são de preenchimento opcional.

Cadastro de Corretor

Clique em Cadastro > Novo Corretor

Para cadastrar um novo corretor, basta preencher os dados pessoais. Clique em Salvar.

Cadastro de Imóveis

Clique no menu Cadastro > Novo Imóvel

No ícone Endereço, preencha os dados de endereço do imóvel. O sistema gera automaticamente o código dos imóveis cadastrados no sistema. Caso você já possua um código dos imóveis, é possível inserir no campo Código digitado.
- Selecione a Situação do imóvel (disponível, reservado, alugado, etc).
- Em seguida, selecione a Categoria, tipo e subtipo do imóvel.
- Selecione também a situação de Ocupação do imóvel.
- Preencha os dados de endereço completo do imóvel. Caso não tenha a sua cidade cadastrada no sistema, basta clicar no ícone Adicionar. Aparecerá uma nova tela. Selecione o estado, digite a cidade e clique em Incluir Cidade. Em seguida, feche a janela. Para o cadastro de Bairro e Endereço, siga os mesmos passos.
- Atenção para selecionar o Proprietário do imóvel. Caso o proprietário ainda não esteja cadastrado no sistema, clique no ícone de adicionar e preencha os dados do proprietário.

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No ícone Medidas, basta preencher os dados de descrição do imóvel. Selecione o Corretor/captador responsável por aquele imóvel. No campo Descrição, preencha as características do imóvel.

No ícone Valores, preencha os campos necessários.

A seguir clique em Mídias para divulgar os imóveis em seu site. Selecione a opção Mostrar em meu site. É importante também selecionar as opções Exibir no banner do site, Destaque e Oportunidade. O seu site é atualizado automaticamente.

Após cadastrar os dados do imóvel, clique em Salvar alterações. Assim, aparecerão outras opções para completar o cadastro de imóveis, como fotos e os itens disponíveis no imóvel.

No ícone Itens, selecione as características do imóvel.

Cadastro de Fotos dos Imóveis

Após cadastrar o imóvel, aparecerá a opção de cadastro de fotos

Para inserir as fotos do imóvel, clique em Fotos e em seguida, clique em Gerenciar. É necessário ter o JAVA instalado em seu computador. Caso não possua o JAVA instalado, baixe gratuitamente no site www.java.com.
Localize as fotos no seu computador e clique no botão de Adicionar para inserir a foto. Para remover a foto, clique no botão Excluir. Para girar a foto, clique nas setas na lateral da foto. Para editar a foto, clique no botão em forma de pincel.

Em seguida, clique em Enviar. As fotos serão listadas e será possível excluir a foto, criar uma legenda ou selecionar a foto principal para ser exibida no site.

Para visualizar o álbum de fotos do imóvel, clique em Exibir.

Cadastro de Contrato de Aluguel

Clique em Cadastro > Novo Contrato de Aluguel

O primeiro passo é cadastrar o proprietário do imóvel, o inquilino e o imóvel.

Em Datas e Valores, preencha a vigência do contrato em meses. Em seguida, coloque a data que iniciará o contrato. O sistema já calcula automaticamente a data final do contrato.

No campo dia do vencimento, coloque o dia do mês em que vencerá o aluguel. O sistema gera automaticamente as contas deste contrato.

No campo Iniciar cobrança em, coloque a data em que iniciará a cobrança deste contrato. E no campo Vencimento 1 parcela, a data de vencimento do primeiro aluguel.

No ícone Imóvel, selecione os dados do imóvel, como proprietário, dados do imóvel e inquilino. Para isso é importante que você já tenha cadastrado os dados do proprietário e do inquilino.

Em Testemunhas, basta digitar o nome das testemunhas, se houver.

Em Fiadores, clique em Buscar Fiador caso este já esteja cadastrado no sistema.

Em Valores, preencha os campos de valor do aluguel, multa, juros e honorários.

Em Comissão, preencha os dados de comissão e os campos que forem necessários.

Em Histórico, aparecerá a data do próximo reajuste do contrato.

Após clicar em Salvar, aparecerá as opções de Imprimir contrato, e o menu de Contas.


Cadastro de Contrato de Venda

Clique em Cadastro > Novo Contrato de Venda

Em Datas e Valores, preencha o campo do número de parcelas do pagamento, a taxa de juros, o vencimento da primeira parcela e o dia do mês que vencerá as parcelas.

Digite o valor do imóvel, valor da venda, valor da entrada e forma de pagamento.

Clique na seta verde da direita para ir para a próxima tela.

Em Testemunhas, basta digitar o nome das testemunhas, se houver.

Em Dados do imóvel, selecione o proprietário do imóvel e o imóvel. Selecione a finalidade e o tipo de imóvel. Selecione o comprador.

Em Fiadores, basta selecionar os fiadores.

Em Juros e Reajustes, há as opções de multa, juros, honorários e índice de reajuste.

Em Taxas e Comissões, pode-se digitar a taxa administrativa e selecionar os captadores e preencher o percentual de comissão.

Lançamento de Contas

Clique em Cadastro > Incluir Nova Conta

Você pode lançar no sistema diversas contas, como telefone, energia, água, entre outras.

Selecione a data de lançamento e de emissão da conta.

Selecione a situação como Pendente para lançar uma conta em aberto. Caso queira quitar a conta, selecione Pago.

Selecione o tipo da conta (despesa ou receita), departamento e qual a conta contábil.

Selecione o fornecedor.

No campo Descrição, é permitido descrever a conta.

Selecione a data de vencimento, a conta em que será debitado ou creditado o valor e digite o valor da conta.

Clique em Salvar Alterações.

Cadastro de Fornecedor

Clique em Cadastro > Novo Fornecedor

Para cadastrar um novo fornecedor, preencha os campos com os dados do fornecedor e clique em salvar.

Cadastro de Índices

Clique em Cadastro > Índices

Selecione o Índice para efetuar o reajuste do contrato. Selecione o mês e o ano e o valor acumulado para o índice. Clique em Lançar índice. O valor do índice já aparecerá no menu de reajuste de contrato.

No ícone Histórico, o sistema gera uma lista dos valores do índice já lançados no sistema.

No ícone Reajustar, ao clicar em Processar reajuste, todos os contratos que vencem naquele mês, serão reajustados automaticamente pelo sistema.

Cadastro de Endereços

Clique em Cadastro > Novo Endereço

Antes de cadastrar os imóveis, comece cadastrando os endereços.

Para cadastrar uma nova cidade, clique em Cadastro > Novo Endereço > Incluir Nova Cidade. Selecione o Estado, digite o nome da Cidade e clique na seta de cor verde para incluir a cidade no sistema. Para excluir uma cidade cadastrada, clique no botão Excluir.

Em seguida, cadastre os bairros. Clique em Cadastro > Novo Endereço > Incluir Novo Bairro. Selecione o Estado, a cidade e digite o nome do bairro. Clique na seta de cor verde para incluir o bairro no sistema.

Para incluir um novo logradouro, clique em Cadastro > Novo Endereço > Incluir Novo Logradouro. Selecione o estado, a cidade, o bairro e digite o nome da rua, avenida, praça, etc.

Consultar cliente

Clique em Consulta > Consultar Cliente

Você pode realizar a busca por tipo de cliente, selecionando a opção inquilino/comprador ou proprietário ou fiador. Além disso você pode buscar pelo nome ou endereço do cliente.

O sistema gera uma lista dos clientes cadastrados no sistema, a qual mostra o nome, endereço e telefone de contato do cliente.

Também são mostrados os ícones de detalhes, cadastrar atendimento, contratos deste cliente e imóveis de acordo com o perfil do cliente.

Em Detalhes, é possível editar os dados do cliente, consultar o histórico financeiro do cliente, o extrato para declaração, imóveis de acordo com o perfil do cliente, o histórico de visitas e os imóveis do cliente.

Em Cadastrar Atendimento, você pode agendar uma tarefa relacionada àquele cliente. Basta preencher os campos Assunto, Descrição da tarefa, data, hora, usuário e a situação. O sistema emitirá um alerta quando estiver no horário do agendamento em questão.

Em Contratos deste cliente, você pode visualizar e editar o contrato ou imprimir.

Em Imóveis cliente, o sistema listará os imóveis que estão de acordo com o perfil do cliente.

Porque não consigo acessar usando meu login e senha?

Caso esteja usando o Internet Explorer, verifique se ele está bloqueando seu acesso.
Siga os passos conforme a imagem.

Clique em Ferramentas > Opções de internet > Aba Segurança > Restaurar o Nivel Padrão.


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Gerenciar fotos no sistema usando JAVA

Alguns computadores podem apresentar problemas com a versão 7 do JAVA.
Se por algum motivo o gerenciador de fotos não abrir no seu sistema, desistale a versão atual do java e instale esta versão que é mais compatível 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O JAVA COMPATIVEL

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Como lançar contratos de aluguel e emitir recibos inquilino e repasses?

Para emitir recibos você deve ter o contrato de aluguel lançado. Após lançar o contrato, os recibos são gerados automaticamente.

Para lançar os contratos:
1 - Cadastre os inquilinos, os proprietário, os fiadores e o imóvel.
2 - Clique em cadastrar contratos de aluguel, preenchendo todos os dados corretamente.
3 - Após salvar, mude a SITUACÃO do contrato para em andamento e salve, isso fará o sistema criar todos os recibos de inquilinos e repasses para o proprietário.
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Como emitir os recibos:
Existem 3 formas de visualizar e emitir um recibo para os inquilinos e proprietários.
1a forma - Consultar contas a pagar e receber escolha o período.
2a forma - Consultar contratos de aluguel e clique no ícone contas do contrato.
3a forma - Consultar clientes, clique no cliente e em contas deste cliente.

Após realizar um dos procedimentos acima, clique no recibo, altere a situação de PENDENTE para PAGO e clique em salvar.
O botão visualizar impressão irá aparecer, basta clicar em imprimir.
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Você também pode desejar incluir algum desconto ou acréscimo no aluguel.
1 - Clique em deduções, digite a descrição e o valor e clique em adicionar.
2 - Clique em contas, altere para pago, depois clique em salvar

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Como criar nova conta contábil

Você pode criar ou excluir as contas contábeis de acordo com sua necessidade

Clique em configurações > Conta contábil


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Ao inserir ou dar baixa em um conta a pagar ou receber você pode especificara a qual conta contábil ela pertence. Assim você poderá emitr um relatário de determinada conta contábil.

Exemplo:
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