Blog do ImobNuvem


Quanto vale o imóvel?

Geralmente, quando o imóvel é colocado à venda em uma imobiliária, ele recebe uma avaliação. E é por meio dela que se estabelecem o preço final e os custos do corretor. A avaliação imobiliária ajuda a entender porque dois apartamentos aparentemente iguais têm diferentes preços de revenda. Uma correta análise evita a supervalorização, que dificulta a venda e/ou locação, ou a subvalorização, que pode significar prejuízos monetários.




Marisa Marutaka, delegada de Maringá do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR), diz que objetos de decoração e soluções arquitetônicas personalizadas não pesam tanto porque traduzem o gosto dos proprietários, e em geral têm mais valor sentimental do que de mercado. "Não recomendo investir em móveis, mesmo planejados, para tentar vender o imóvel porque há o risco do comprador preferir algo personalizado. Nesse caso o investimento pode ser perdido. Não é o proprietário que põe preço, é o mercado". O que os corretores recomendam é investir em limpeza e pintura, a não ser que existam áreas críticas que exijam reparos. Nesse caso, é melhor deixar tudo em ordem.




O delegado regional do Sindimóveis/PR, Ezequiel Rodrigues dos Santos, destaca os indicadores básicos como localização, estética e solarização. Conforme o uso, comercial ou residencial, o comprador vai avaliar o entorno e a infraestrutura. É aqui que entra a consultoria do corretor para dizer se uma reforma é mesmo necessária.




Elizabeth Nobre , que é corretora, diz que o primeiro passo é manter em dia a limpeza e providenciar os reparos necessários, especialmente no banheiro. "Recomendo que o proprietário imagine como ele gostaria de chegar no imóvel. É a regra básica da apresentação de sucesso", afirma.




A pintura, sobretudo na venda, é fundamental porque traz a sensação de novo que todo mundo quer. "É difícil mensurar o custo-benefício da reforma para a venda, em geral é a pintura que compensa. O proprietário investe R$ 2 mil e pode vender até por R$ 4 mil a mais", diz. (Fonte: O Diário)





Gestão imobiliária - Experimente o melhor programa para gerenciar sua imobiliária