Blog do ImobNuvem


Crescimento do mercado imobiliário atrai profissionais de diversas áreas

A boa remuneração oferecida pela carreira de corretor de imóveis têm atraído pessoas de diferentes formações em Sorocaba (SP). Após 12 anos trabalhando como advogado, Eduardo Delboux Moreira percebeu que tinha outra vocação ao acompanhar os investimentos da família, foi quando trocou o Direito para ser corretor de imóveis. E, desde então, são três anos trabalhando numa imobiliária de Sorocaba. "Uma venda de imóvel tem muito do Direito embutido também. Você precisa sempre tomar todas as precauções para que a transação seja bem limpa e coerente para todas as partes", afirma.


De acordo com os donos de imobiliárias, o aumento da demanda por corretores de imóveis foi significativamente crescente nos últimos dois anos. Além de o setor estar mais movimentado, o cliente está mais exigente. Isso faz com que o desafio não seja só encontrar o profissional, mas sim aquele que seja capacitado.


Como mão de obra qualificada está em falta no mercado, uma imobiliária criou uma academia própria de capacitação de corretores. Treinamentos, cursos e workshops são diários, porque, em seis anos, a empresa aumentou o quadro de profissionais de vendas, passando de 10 para 146 pessoas e mais 40 vagas já estão abertas. "Para que a gente possa atuar de forma segura hoje no mercado, tanto para nós empresa, quanto para o cliente vendedor ou o cliente comprador, a gente tem que capacitar melhor os nossos corretores", explica Alexandre de Oliveira, diretor comercial da imobiliária.


Tantas oportunidades fazem com que as pessoas migrem de profissão. Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci), 78% dos inscritos têm formação em outras áreas, como direito, jornalismo, medicina. Leandro Oliveira Albuquerque deixou a saúde para atuar nas vendas. Ele foi fisioterapeuta por 6 anos. "Eu entrei em contato com a empresa e disse que eu queria entrar no processo de mercado imobiliário, passei por avaliação e nesse tempo entrei em contato com pessoas mais experientes. O curso me deu muita bagagem e não me arrependo e hoje eu assumo que essa foi uma decisão bem tomada", afirma.


Por lei, para atuar como corretor imobiliário, o profissional precisa passar por cursos de capacitação que podem durar até dois anos. E também precisa obter a carteira de inscrição no Creci.

(Fonte: G1)




Gestão imobiliária - Experimente o melhor programa para gerenciar sua imobiliária